|DECRETO|: Thiago Silva participa de debate sobre a municipalização das séries iniciais da educação em Rondonópolis

DA REDAÇÃO:LEIAMT

O Deputado Thiago Silva (MDB) participou de uma reunião, na última sexta-feira (18), na sede da Secretaria Municipal de Educação, em Rondonópolis, para debater junto com pais, vereadores, secretária municipal de educação e Delegacia Regional de Educação (DRE), a municipalização dos anos iniciais do ensino fundamental e os impactos na vida escolar dos alunos – conforme o Decreto Estadual de n.° 723/2020. O encontro requerido pela Comissão de Educação da Câmara Municipal presidida pelo vereador Reginaldo, tem como membros as vereadores Kalynka Meirelles e Marildes Ferreira.

Durante a explanação, Thiago expôs a sua preocupação e defesa quanto ao redimensionamento a ser realizado de forma gradual para que os pais e responsáveis possam se preparar com a mudança da unidade escolar que o filho terá que ingressar. Ele também acrescentou que reuniu com pais, participou de manifesto na praça Brasil, no município, esteve com o governador em exercício, Otaviano Pivetta, que providenciará um estudo junto aos técnicos da Secretaria de Educação de Mato Grosso (Seduc) para verificar a situação da implantação nos municípios e os possíveis impactos.

“Acredito que essa discussão tenha que ser feita de forma técnica e com a participação da sociedade. Defendo a importância da unidade entre a Assembleia Legislativa e Câmara Municipal para que possamos garantir junto ao Governo e Prefeitura as melhores condições de ensino e aprendizagem para nossas crianças e jovens”, explanou o deputado.

Ideb

Ele citou unidades escolares dos municípios que, hoje, são referências no bom Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), como as Escolas Odorico Leocádio, São José Operário, Sagrado Coração de Jesus e Colégio La Salle. “Hoje, temos escolas com boa pontuação no Ideb. Logo teremos que levar em conta o excelente trabalho que tem sido realizado antes de realizar mudanças”, pontuou.

De acordo com representantes de pais de alunos que estavam na reunião, com o redimensionamento que poderá ocorrer em algumas escolas, no próximo ano, estudantes estão inseguros por terem que mudar de ambiente escolar e terão que percorrer diariamente até 7km para conseguir uma vaga para os seus filhos.

Thiago Silva assegurou que solicitou ao Otaviano Pivetta um estudo técnico antes que o Estado e Prefeitura tomem alguma decisão precipitada que possa ser prejudicial para o futuro da educação dos rondonopolitanos.

O deputado pediu mais informações por parte dos técnicos da Prefeitura que fará um estudo de impacto financeiro e irá apresentar quais são as perdas de receita que o município poderá ter caso não faça a municipalização de forma gradativa conforme define o decreto 723 de 2020 de autoria do Governo do Estado.

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *