|Politica Reversa|: Thiago Silva reivindica Centro de Recondicionamento de Computadores para Rondonópolis
DA REDAÇÃO:LEIAMT
O deputado estadual Thiago Silva (MDB) conheceu o Projeto Centro de Recondicionamento de Computadores (Recytec) junto do Secretário de Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (Seciteci), Maurício Munhoz, o CEO da Parque Tecnológico Rafael Bastos, a diretora Leila e Selma que representaram a Escola Técnica de Rondonópolis.
Instalado inicialmente em Cuiabá, o projeto conta com o apoio do Ministério das Comunicações e da ONG Programando o Futuro, tendo como objetivo o recondicionamento de computadores que serão destinados para o atendimento de projetos de inclusão digital, desenvolvidos em espaços públicos, como escolas e bibliotecas. O projeto também assegura a formação profissionalizante de jovens e adolescentes, a reciclagem e o descarte adequado de equipamentos eletrônicos doados pela comunidade.
Além de garantir o acesso da população à tecnologia e equipamentos de informática recondicionados, o Recytec fomenta a pesquisa, inovação e desenvolvimento de soluções nas áreas de ciência e tecnologia, democratizando o acesso para a população de baixa renda que não possui condições de pagar uma aula para aprender a manusear um computador.
O deputado Thiago aprovou o projeto apresentado pela coordenadora Sibeli Cabral e pelo secretário Maurício, e informou que destinou emendas para garantir a expansão do programa que será instalado em Rondonópolis. “Ficamos encantados em ver o trabalho realizado para os jovens que estão tendo a oportunidade ímpar de aprender noções sobre recondicionamento de equipamentos eletrônicos e robótica, o que na prática são as políticas de logística reversa. Nosso objetivo é ampliar os cursos com o foco no futuro mercado de trabalho que nossa juventude poderá ter, como a possível abertura de startups e incubadoras que poderão dinamizar a economia do nosso Estado”, disse o parlamentar.
O secretário Maurício Munhoz informou que a procura pelos cursos do Recytech tem sido grande e o Governo se prepara para ampliar este trabalho em Mato Grosso. “Hoje temos aqui cursos de robótica, informática e manutenção de computadores para pessoas de todas as idades, além de fortalecer as políticas de logística reversa, cuidando do meio ambiente e reciclando aparelhos eletrônicos que podem ser úteis para a sociedade”, disse.
De acordo com o Governo, a proposta é ampliar o alcance do projeto, envolvendo a participação dos municípios e o engajamento da sociedade. O deputado garante que continuará auxiliando a Seciteci para ampliar projetos para democratizar o acesso à ciência e tecnologia e diversificar a economia do Estado.