|LEIAMT nas Eleições|: Rondonópolis terá a maior eleição da história neste domingo
DA REDAÇÃO:LEIAMT
A eleição de hoje (02) será a maior já realizada no município, o número de eleitores é recorde, chega a mais de 166 mil eleitores. A cidade terá 522 seções eleitorais, distribuídas em 73 locais, e todas serão monitoradas com o apoio de vários outros órgãos.
A segurança terá um efetivo recorde, composto por equipes da Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Federal, Corpo de Bombeiros e também de militares do Exército (18º GAC). Eles vão atuar em conjunto e, além dos equipamentos tradicionais, também contarão com drones.
“Os drones serão utilizados pela primeira vez na história aqui em Rondonópolis. A PM e PF vão usar esses equipamentos para coibir a prática de qualquer crime eleitoral – seja derramamento de santinhos nos locais de votação, compra de voto ou boca de urnas”, disse o juiz Wanderlei Reis.
Junto aos crimes já conhecidos, neste ano a segurança também centrará foco para prevenir e combater conflitos decorrentes do acirramento político. A ordem é conter qualquer tipo de hostilidade ou agressões e, se for o caso, prender os responsáveis.
“Não será permitida nenhuma espécie de hostilização, seja entre eleitores, ou com os mesários e qualquer auxiliar da Justiça Eleitoral”, asseverou o magistrado.
“A orientação que se dá é que, apesar das preferências pessoais de cada um, no dia da eleição não pode haver qualquer embate, qualquer hostilização. Dia da eleição é dia de calmaria, de tranquilidade para que o eleitor possa ir até a sessão eleitoral e votar livremente no candidato de sua escolha”, completou.
LEI SECA E NOVIDADES
O juiz Wanderlei dos Reis confirmou a proibição da venda de álcool no dia da eleição. A restrição vale para todos os locais, inclusive na zona rural, e faz parte dos esforços visando prevenir a ocorrência de tumultos.
“Já foi baixada a portaria pelos dois juízes eleitorais de Rondonópolis proibindo a venda e comércio de qualquer bebida alcoólica, de 00 horas até as 17 horas do dia da eleição. Isso é exatamente para proporcionar esse ambiente de tranquilidade na eleição”, explicou.
Wanderlei dos Reis disse que a maior novidade nesta eleição é a mudança no horário de votação, que será unificado em todo o país. Isso significa que as seções serão abertas às 07 horas da manhã e fechadas pontualmente às 16 horas.
“Os eleitores que não estiverem na seção eleitoral às quatro horas da tarde não poderá votar. É uma mudança muito significativa e a gente pede para que os eleitores fiquem atentos”, ressaltou.
Outro alerta diz respeito aos locais de votação. “Em Rondonópolis tivemos a criação de novos locais de votação e o eleitor precisa estar atento, verificar com antecedência aonde vai votar. Isso pode ser feito pelo e-título (baixe aqui Android e iOS) ou através do site da Justiça Eleitoral” reforçou o magistrado.
O juiz disse ainda que o aplicativo e-título também substitui o título impresso no caso dos eleitores que têm biometria cadastrada.
“Nesta situação (com biometria) ele é suficiente para identificar o eleitor. Mas, de forma geral, recomendamos que também levem um documento com foto (identidade, CNH ou carteira de trabalho.
primeirahora.