|4 casos confirmados|: Sobe para 21 o número de casos suspeitos de varíola dos macacos em MT

DA REDAÇÃO:LEIAMT

Com quatro casos confirmados de monkeypox, Mato Grosso investiga outras 21 notificações de pacientes com suspeita da nova varíola. A informação é da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT), que até a tarde desta terça-feira, 16 de agosto, recebeu 8 notificações de suspeita em Cuiabá, 3 em Rondonópolis, 2 em Várzea Grande, 2 em Sorriso, 2 em Barra do Garças, 1 em Comodoro, 1 em Nova Xavantina, 1 em Araputanga e 1 em Diamantino.

A pasta informa ainda que os dois casos dois casos de Tangará da Serra seguem em investigação, sendo considerados suspeitos até o momento.

As amostras para a confirmação dos casos são encaminhadas para o Laboratório Central de Saúde Pública de Mato Grosso (Lacen-MT) e direcionadas para o laboratório da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), unidade de referência nacional para a análise do material.

Sintomas e prevenção

Os principais sintomas da varíola dos macacos são linfonodos inchados, lesões na pele, febre, dor de cabeça, dores musculares e dores nas costas. Caso haja a manifestação destes sintomas, procure uma Unidade Básica ou de Pronto Atendimento.

Para a prevenção da doença, coloque em prática as medidas de biossegurança, como o uso de máscaras, distanciamento físico e higienização das mãos, e evite tocar em lesões ou compartilhar objetos com pessoas infectadas.

estadãomt.

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *