|Em Rondonópolis|: Caminhada da Família e Romaria dos mártires reuniram milhares de pessoas
DA REDAÇÃO:LEIAMT
Muitos fiéis foram às ruas de Rondonópolis ontem (14) participar da 29ª Edição da Romaria dos Mártires, que este ano foi realizada simultaneamente com a Caminhada da Família – evento que abre uma programação especial da Igreja Católica. Eles se concentraramm no fim da tarde em frente à Catedral Santa Cruz e seguiram a pé até o Casario, onde a programação foi encerrada com uma missa.
Ao longo do percurso os participantes cantaram, fizeram orações e também relembraram a trajetória de religiosos que foram assassinados pela defesa da fé e dos direitos dos excluídos. O evento contou com a participação de representantes de todas as paróquias e foi marcado pela emoção.
“É uma homenagem justa àqueles que, seguindo os ensinamentos de Jesus, se tornaram mártires por defenderem os trabalhadores, a causa indígena, os mais humildes e os oprimidos. Homenagear pessoas como Dom Oscar Romero, que foi assassinado dentro de uma Igreja em El Salvador e virou santo, O Padre Ezequiel Ramin, que morreu em Cacoal, ou o Padre João Bosco Burnier que morreu em Ribeirão Cascalheira na luta pela reforma agrária”, destacou o prefeito José Carlos do Pátio.
Á exemplo de centenas de outros fiéis, o prefeito participou do evento ao lado dos filhos e da esposa, Neuma Morais. “Eu minha família nunca faltamos a uma edição da Romaria dos Mártires. É um momento de reflexão”, afirmou.
A lembrança dos mártires e a importância das famílias deu também a tônica da homilia na missa celebrada no Casario. Os mártires foram citados como símbolos de esperança e exemplos da fé que os cristãos devem ter em Jesus e no Evangelho.
“A Igreja nos propõe que tenhamos a mesma confiança daqueles que nos precederam. Estes homens e mulheres não mediram esforços, entregando a própria vida para que um mundo novo fosse possível, onde todas as vidas fossem respeitadas e defendidas” disse o padre.
“Que sejamos profetas e profetisas da esperança, anunciando a boa nova que salva, mas também denunciando todas as formas de injustiças e propondo ações que verdadeiramente promovam a vida humana, promovam a família e coloquem fim à cultura da morte, à cultura da guerra e à exclusão”, ressaltou o religioso após a leitura dos textos bíblicos.
PROGRAMAÇÃO
Os eventos de ontem abrem também a programação especial da Semana da Família, realizada Igreja Católica em todo o país. Em Rondonópolis as paróquias terão atividades próprias, com palestras, missas e celebrações nas comunidades.
Junto à programação nas paróquias, o município sediará também nesta segunda-feira o ‘Memória dos Intereclesiais – Anos 90 e 2000’. O evento terá transmissão ao vivo nas redes sociais (Facebook e YouTube) da Diocese Rondonópolis-Guiratinga.
Eduardo Ramos – da Redação