Eleições 2020: Vice na chapa de Pátio sofre mais um pedido de impugnação de candidatura
DA REDAÇÃO:LEIAMT
Mais uma coligação pede na Justiça Eleitoral a impugnação do registro de candidatura a vice-prefeito de Rondonópolis de Aylon Arruda, que concorre na chapa do prefeito e candidato à reeleição José Carlos do Pátio. O primeiro pedido de impugnação foi feito pela coligação do candidato a prefeito, Coronel Bonoto (PRB) e o segundo pela coligação do candidato Luizão (Republicanos).
Nos dois pedidos há a alegação que Aylon Arruda não se desincompatibilizou no prazo determinado pela lei eleitoral do cargo de presidente do Sindicato Rural de Rondonópolis. Além disso, o pedido formulado pela coligação de Luizão também aponta que Aylon continuou como sócio-administrador de sua empresa, que possui contrato com a Prefeitura de Rondonópolis.
Sobre a desincompatibilização, as coligações afirmam que o candidato a vice-prefeito teria feito entrevistas na imprensa local como presidente do sindicato no período em que já deveria estar afastado, bem como continuava constando como presidente do site oficial do Sindicato Rural. O afastamento, conforme o pedido de impugnação, deveria ter ocorrido em 3 de junho, quatro meses antes do pleito.
A coligação de Luizão alega ainda, no pedido de impugnação, que Aylon também deveria se afastar do cargo de sócio-administrador de sua empresa, porque esta teria contrato firmado com o Município de Rondonópolis.
A assessoria jurídica afirma que pessoas que estejam em cargos de direção de empresas que mantêm contrato com a administração pública devem se afastar seis meses antes do pleito.
Cabe agora à Justiça Eleitoral acatar ou não os pedidos das coligações com relação à impugnação do registro de candidatura.