PF faz operação para combater fraudes no auxílio emergencial em MT e outros cinco estados
DA REDAÇÃO:LEIAMT
A Polícia Federal realiza, nesta sexta-feira (22), a Operação “Escamoteio”, que investiga fraudes praticadas por meio do Auxílio Emergencial, cujo pagamento foi efetuado pela Caixa Econômica Federal.
Foram cumpridos, em Mato Grosso e em outros cinco estados da Federação, quatro mandados de prisão, 18 mandados de busca e apreensão e sequestro de bens e ainda dois mandados de suspensão do exercício da função pública, expedidos pela 5ª Vara Federal da Seção Judiciária de Mato Grosso.
A operação tenta desarticular uma organização criminosa especializada em realizar fraudes causando fortes prejuízos aos cofres públicos, a qual tinha entre seus integrantes com participação efetiva empregados e terceirizados da Caixa Econômica Federal.
O grupo investigado atuava alterando as informações dos clientes junto ao aplicativo “Caixa TEM” e posteriormente transferindo os valores para contas de membros, efetuando pagamento de boletos ou ainda realizando saques em terminais de auto-atendimento da Caixa
Até o momento, foi constatado um prejuízo de mais de R$ 1,7 milhão decorrente das fraudes do Auxílio Emergencial, somente entre os meses de janeiro e junho deste ano.
O nome da Operação Escamoteio está relacionado com a atuação dos criminosos que se dedicam a furtar valores das contas vítimas e, visando encobrir a ação delituosa, movimentam o produto dos crimes em contas de laranjas.
fonte:leiagora