|Em Rondonópolis|: Caso de leishmaniose visceral é confirmado em bebê de 2 anos
DA REDAÇÃO:LEIAMT
Um caso de leishmaniose visceral foi confirmado em um bebê de dois anos no município de Rondonópolis. O episódio foi registrado há três meses, mas só veio à tona nesta quinta-feira (26).
Segundo as informações da Vigilância em Zoonoses do município, para frear a contaminação, foram adotadas medidas como a borrifação de veneno nas residências de nove quadras ao redor da casa do bebê infectado.
Também foi coletado o sangue de todos os animais desse perímetro. O material genético passa por análise e, caso sejam confirmadas infecções, a Vigilância em Zoonoses deve indicar o tratamento aos bichos.
Não há informações sobre o estado de saúde da criança.
A leishmaniose visceral é considerada uma doença grave, causada pelo protozoário leishmania chagas e transmitida pelo mosquito palha. A doença, apesar de também atingir pessoas, é transmitida principalmente a cachorros. Não há, contudo, uma transmissão direta entre os humanos e os cães.
Nas pessoas, a leishmaniose visceral provoca sintomas como febre persistente, aumento de baço e fígado e perda de peso. Se não for tratada, a infecção pode ser fatal.
fonte;hnt