|Eleições 2022|: Presidente do PT descarta ter Neri Geller ao Senado pela federação partidária
DA REDAÇÃO:LEIAMT
O deputado estadual Valdir Barranco, que preside o PT em Mato Grosso, descartou qualquer possibilidade de aliança com o pré-candidato ao Senado, Neri Geller (PP), na disputa eleitoral deste ano. Segundo o líder petista, Neri não ‘assume’ a candidatura presidencial de Lula (PT) em Mato Grosso.
“O primordial para nós é a pessoa assumir de corpo e alma, de coração a candidatura do Lula. E ele não fará isso, não adianta que ele não fará. Então nós temos a obrigação de ter uma candidatura ao Senado que tem esse compromisso e que nós possamos confiar”, disse Barranco nesta quarta (18).
O parlamentar afirmou que esse posicionamento é seu e que a federação com o PCdoB e PV é quem decidirá sobre quais serão os candidatos do grupo. “Na minha avaliação ele não terá esse compromisso com o Lula e, portanto, não tem chance nenhuma de estar conosco e nós com ele”, reafirmou.
A possibilidade Neri Geller vir a compor com a federação se deve ao fato da proximidade do ex-governador e ex-ministro Blairo Maggi (PP) tem com o ex-presidente. Nos bastidores, Lula tem se aproximado de parte do setor do agronegócio que está descontente com o governo Bolsonaro, entre eles, Maggi, que é o cacique dos progressistas em Mato Grosso.
A possibilidade de tal aliança ainda se reforça com a aproximação do governador Mauro Mendes (União) com o senador Wellington Fagundes (PL), por conta do desejo de Mauro ter o apoio do presidente Jair Bolsonaro (PL) em sua reeleição.
Nacionalmente, o PP compõe a base do governo Bolsonaro, no entanto, a tendência é que a sigla libere os diretórios estaduais para fazerem a melhor composição, ignorando a aliança presidencial.
Além de Neri Geller, a federação ainda tem no radar a médica Natasha Slhessarenko do PSB, Márcia Pinheiro do PV, e James Cabral, do próprio PT.
fonte;gazetadigital