|BALANÇO|: Rondonópolis rompe a barreira dos 160 mil eleitores; mas não deve ter dois turnos em 2024

DA REDAÇÃO:LEIAMT

Um levantamento feito pela Folha Regional mostra que a cidade de Rondonópolis vai ter pelo menos 6.953 eleitores a mais este ano, se comparado aos números das eleições de 2020, último pleito realizado na cidade.

Os números atuais mostram que o total de votantes passou de 155.538 nas eleições de 2020 para 162.491 para as eleições deste ano. Pela primeira vez na história a cidade terá mais de 160 mil eleitores aptos a votar em um processo eleitoral.

O levantamento ainda mostra que a cidade precisaria de mais 37 mil eleitores para no próximo processo eleitoral municipal ter a realização de um segundo turno para a escolha de prefeito.

Para isso, o município necessita ter pelo menos 200 mil eleitores. No ano de 2020, por exemplo, apenas 95 municípios brasileiros romperam essa barreira e passaram da ter disputa do segundo turno.

Vale salientar que as capitais, independente do quantitativo de eleitores realizam o segundo turno.

Os dados mostram que a 46º zona eleitoral é a que tem o maior volume de eleitores, no caso são 89.480 e a 10º zona conta com um total de 73011.

No entanto é possível que a cidade ainda tenha mais eleitores aptos a votar no processo eleitoral de outubro deste ano; pois, os números finais de eleitores que vão votar serão finalizados no dia primeiro de junho, quando serão somados os novos eleitores cadastrados.

O prazo final para o cadastramento encerrou-se no dia quatro de maio.

A expectativa é que o número chegue perto dos dez mil novos eleitores, pois nos últimos dias do processo de cadastramento de novos eleitores a procura foi muito maior, inclusive houve filas para cadastro nas portas dos cartórios eleitorais.

Lucas Perrone – Da Redação

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *