|Saneamento|: Sanear marca presença no 50º Congresso da Assemae

DA REDAÇÃO:LEIAMT

Diretores, engenheiros e técnicos do Serviço de Saneamento Ambiental de Rondonópolis Terezinha Silva de Souza (Sanear) participaram do 50º Congresso Nacional de Saneamento da Assemae. O evento aconteceu na capital gaúcha, Porto Alegre, no Centro de Eventos da Fiergs, de 9 a 13 de maio. A vasta programação foi preparada para proporcionar debates ricos e produtivos sobre o saneamento básico brasileiro. O evento contou ainda com participantes de todas as regiões do País e palestrantes especialistas no assunto.

Destaque, durante o congresso, o Sanear coordenou o evento em dois momentos, o primeiro foi uma mesa redonda para tratar da gestão de resíduos sólidos e a cobrança pelos serviços, já a segunda mesa tratou dos desafios da gestão e financiamentos do saneamento. Além disso, o diretor geral do Sanear, Hermes Ávila de Castro, coordenou uma sala que abordou o tema perdas de água e as experiências municipais de saneamento.

Exemplo de saneamento para o Brasil, Rondonópolis se destaca a nível nacional com importantes cargos ocupados pela atual gestão da autarquia na Assemae – Associação Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento. O diretor geral Hermes Ávila de Castro ocupa o cargo de diretor nacional de resíduos sólidos e, já foi presidente da Assemae Centro-Oeste durante sete anos, cargo ocupado atualmente pela diretora administrativa financeira do Sanear Antonieta Garcete de Almeida.

Ainda, a exposição de trabalhos técnicos, a Feira de Saneamento, as visitas técnicas, o Prêmio Startup e minicursos foram os complementos para os debates que aconteceram durante a semana.

 Foi abordado temas como o marco regulatório do saneamento básico coordenado polo Rodopiano Marques Evangelista – Vice-presidente da Assemae, coordenador-geral do 50º Congresso Nacional de Saneamento da Assemae e gerente da Divisão de Engenharia e Operações do DMAE Poços de Caldas (MG); e contou  com a participação de Aparecido Hojaij – Presidente da Assemae; Pedro Maranhão – Secretário Nacional de Saneamento (MDR); Roberta Mass dos Anjos – Vice-presidente da Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento (Aesbe); Alceu Guérios Bittencourt – Presidente da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (Abes); Ary Vanazzi – Presidente da Associação Brasileira de Municípios (ABM) e Prefeito Municipal de São Leopoldo (RS) e Alexandre Araújo Godeiro – Superintendente Adjunto de Regulação de Serviços da ANA.

 Modelo de regionalização prevista na Lei 14.026/2020: desafios, perspectivas e aprimoramentos foi o tema do segundo painel. Este teve a coordenação do Dr. Francisco Lopes – Advogado e Secretário Executivo da Assemae, e como convidados Pedro Maranhão – Secretário Nacional de Saneamento – MDR; Waldo Villani Junior – Diretor SAAE de Barretos (SP) e Presidente da Regional São Paulo da Assemae; Esmeraldo Pereira dos Santos – SAAE de Passos (MG); Fernando Chucre – Secretário de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado de São Paulo; João Marcos de Siqueira – Superintendente Estadual da Funasa – Rondônia; Juliano Heinen – Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura do Estado do Rio Grande do Sul e Marcos Helano Fernandes Montenegro – Coordenador-geral do Observatório Nacional dos direitos à Água e ao Saneamento – ONDAS.

 O último painel da edição de ouro do Congresso Nacional de Saneamento da Assemae foi sobre Regulação dos serviços de saneamento básico: consolidação da regulação tarifária. Desta vez, quem coordenou foi Manuelito Pereira Magalhães Júnior – Presidente da SANASA Campinas (SP) e os convidados são Rodrigo Bonecini de Almeida – Coordenador de Regulação Tarifária – COTAR/SEC/ANA; Demétrius Jung González – Diretor-geral da AGESAN (RS); Antônio Carlos de Azevedo Lobão – Professor de Economia da PUC/Campinas; Daniel Narzetti – Diretor da AGIR (SC) e Rodrigo Nuss – Procurador Jurídico da ARIS (MT).

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *