Pandemia em Rondonópolis: UTIs para covid-19 ainda não desafogaram na cidade
DA REDAÇÃO:LEIAMT
Embora a velocidade com que a pandemia do coronavírus atinge moradores de Rondonópolis tenha diminuído, como mostram os dados relativos aos novos casos e óbitos registrados, os leitos de UTI para atender pacientes com a Covid-19 seguem sobrecarregados na cidade.
Até o fim da tarde de ontem (23), por exemplo, conforme aponta o Boletim Epidemiológico divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde, os 12 leitos do Hospital Regional, exclusivos para a Covid-19, estavam ocupados. A unidade ainda tinha um paciente a mais que a capacidade exclusiva para Covid, acomodado em área isolada.
Na Santa Casa de Misericórdia, que tem 20 leitos exclusivos para Covid-19, 19 estavam ocupados. A unidade tinha ainda outros 3 pacientes com a doença na UTI Geral, isolados dos demais internados.
A superlotação, apesar dos números em Rondonópolis estarem em queda, se deve ao fato de que a Santa Casa e o HRR atendem pacientes de toda a região, e não somente do nosso município.
No caso da UPA 24 horas, que tem 10 leitos semi-intensivo, e atende moradores de Rondonópolis, seis leitos estavam disponíveis para internação.
Atualização
Ontem, Rondonópolis chegou a marca de 8.883 casos confirmados da Covid-19 desde o início da pandemia, sendo 134 novos casos com relação ao boletim anterior. Desses pacientes, 8.191 estão recuperados da doença, 419 estão com o vírus ativo e 273 vieram a óbito.
O último balanço não trouxe o registro de nenhuma nova morte de pessoa residente na cidade em decorrência do coronavírus.
Dos pacientes que estão com o vírus ativo, 445 estão em isolamento domiciliar e 74 hospitalizados.
A cidade tinha, até o fim da tarde de ontem, quatro pacientes hospitalizados em leito semi-intensivo, 45 em leitos de UTI e 56 em leitos de enfermaria. Desse total, 34 pacientes estão somente com suspeita da doença, ainda aguardando exames para confirmação.
Mato Grosso
A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) notificou, até a tarde de ontem (23), 117.299 casos confirmados da Covid-19 em Mato Grosso, sendo registrados 3.336 óbitos em decorrência do coronavírus no Estado.
Foram notificadas 1.299 novas confirmações de casos de coronavírus no Estado e 18 novos óbitos. Dos 117.299 casos confirmados da Covid-19 em Mato Grosso, 15.263 estão em isolamento domiciliar e 97.938 estão recuperados.
Entre casos confirmados, suspeitos e descartados para a Covid-19, 255 internações em UTIs públicas e 283 em enfermarias públicas. Isto é, a taxa de ocupação está em 60,71% para UTIs adulto e em 32% para enfermarias adulto.
fonte:atribunamt