|Alarmante|: Mais de 18 milhões de raios caíram em Mato Grosso no ano passado
DA REDAÇÃO:LEIAMT
Dados do painel de monitoramento do clima contratado para dar suporte ao trabalho da Energisa, mostram que Mato Grosso teve, só no ano passado, mais de 18 milhões e meio de quedas de raios.
O aumento foi de quase 40% em relação a 2020, que teve mais de 13 milhões de descargas elétricas.
De acordo com o mapeamento, o aumento na incidência é resultado do choque de massas de ar quente com a umidade, principalmente entre os meses de setembro e novembro, quando todo o estado foi impactado por temporais, com a queda de mais mil postes por ventanias.
O acompanhamento do clima é usado pela Energisa como apoio nas ações de operação, prevendo, por exemplo, se há necessidade de estar em atenção em um período de forte instabilidade, como vem ocorrendo desde o fim do ano na região do Araguaia.
Em dezembro, uma forte chuva isolou algumas propriedades da região de Canarana e Santa Terezinha.
As estradas viraram rios, o que impediu o atendimento rápido aos moradores. E neste mês a MT-427 vem sendo interditada por causa da cheia do rio Culuene. A estrada liga Canarana a Gaúcha do Norte.
Ainda no Araguaia, as equipes têm encontrado dificuldade também entre os municípios Novo Santo Antônio e Serra Nova Dourada.
As estradas estão com trechos de atoleiro e só estão passando veículos com o motor chamado de traçado, ou seja, tração nas quatro rodas.
A Energisa também está monitorando a situação em Marcelândia, no Norte do estado, e Paranatinga, no Sudeste. Em Marcelândia as equipes estão enfrentando áreas de alagamento para chegar a regiões que precisam de reparo na rede.
Segundo a concessionária, é muito importante que a população siga as orientações de segurança. Se tiver raio, se proteja, não fique exposto e não tente fazer reparos em redes elétricas.
Além disso, em caso de tempestades, retire todos os aparelhos eletrônicos das tomadas e evite contato com objetos de estrutura metálica que estejam ligados à eletricidade, como fogões, geladeiras e torneiras.
Em caso de urgência, entre em contato com a Energisa pelo 0800 646 4196 ou pelo WhatsApp (65) 99999-7974.
fonte;sápicua