|Reconhecimento e Apoio|: Zé do Pátio diz que Lula ajudou a fortalecer agro em MT ao defender candidatura
DA REDAÇÃO:LEIAMT
O prefeito de Rondonópolis, Zé Carlos do Pátio (Solidariedade), afirmou não entender por que o agronegócio mato-grossense rejeita candidatura à presidência de Lula (PT) em 2022.
Pátio alega que Lula foi fundamental para a consolidação de Mato Grosso como líder do agronegócio, ao trazer a ferrovia para o Estado e abrir o mercado da Ásia para o Brasil. E que, por isso, considera um paradoxo os produtores rurais rejeitarem o petista.
Recentemente, Pátio lançou um Comitê Pró-Lula de Mato Grosso. Na ocasião, o gestor revelou que estava muito triste ao ver o senador Wellington Fagundes (PL) apoiando a candidatura do presidente Jair Bolsonaro (PL) para a reeleição do ano que vem, por ele ter sido eleito na base de Lula.
Bolsonaro se filiou ao Partido Liberal no último dia 30 de novembro, em uma cerimônia em Brasília. Wellington esteve presente no ato de assinatura da ficha de filiação e foi um dos principais articuladores da ida do presidente para a sigla.
“A decisão de criar um comitê é uma decisão como cidadão ainda. Mas nosso grupo em Rondonópolis é muito grande. Nós elegemos nove vereadores, sendo que os seis mais votados são do Solidariedade, uma votação expressiva que nós tivemos em Rondonópolis, o dobro de votos do segundo colocado. Agora, o que eu penso como homem público: quem colocou a bola do pênalti sem goleiro para o agronegócio ? Quem colocou na China? Nós exportamos para China e não queremos apoiar o Lula, que abriu mercado para China?”, declarou Pátio ao Programa A Notícia de Frente, da TV Vila Real.
Pátio também repercutiu pesquisa do Instituto Datafolha divulgada nesta quinta-feira (16) pelo site do jornal “Folha de S.Paulo”, que revelou os índices de intenção de voto para a eleição presidencial de 2022. O levantamento aponta Lula na liderança das intenções de votos. Contudo, Lula não apresenta bons números nos estados onde o agronegócio é predominante.
“A pesquisa demonstra claramente nos estados onde tem agronegócio o Lula não está bem. Mato Grosso tem que ser grato com Lula e Dilma. Porque abriram o agronegócio para Ásia. Colocou o estado de Mato Grosso de frente para Ásia, para Europa. Agora, ficam querendo defender os Yankee, americanos, sendo que ele são concorrentes nosso do agro? Por que não defendemos quem gosta da gente? Nós precisamos votar a favor do país. Nós não podemos ir na contramão da história. MT é um estado periférico. Nós temos mania de sermos extremamente conservadores. Vamos votar num candidato que está olhando para Estado”, completou.
“Quero ir ao nortão abrir esse debate com nossos produtores. Sem a China, Mato Grosso quebra. E o presidente Lula é o melhor interolucutor que podemos ter com Xi Jinping, o líder da China”, finalizou.
fonte;hnt