|Setembro Dourado| :Especialista alerta para a importância do diagnóstico precoce do câncer infantil
DA REDAÇÃO:LEIAMT
Com diagnóstico precoce, 75% dos pacientes com câncer infantil conseguem ter recuperação completa.
Para alertar sobre como identificar os sintomas dos diversos tipos de tumores que podem surgir durante a fase de crescimento foi criada a Campanha Setembro Dourado.
A iniciativa, da Confederação Nacional das Instituições de Apoio e Assistência à Criança e ao Adolescente com Câncer, visa diminuir os casos da doença que está entre as principais causas de morte não-acidental entre crianças e jovens no Brasil com até 19 anos, de acordo com Inca, Instituto Nacional de Câncer.
O oncologista pediátrico Afonso Pereira Leite Neto, da Clínica Oncolog, aponta que os tumores mais comuns na infância são a leucemia, que representa entre 50% e 60% dos casos.
Depois são os tumores do cérebro, linfomas e ósseos.
O médico lembrou que ainda não é possível falar em prevenção do câncer infanto-juvenil. Diferente do que ocorre com os adultos, não existem evidências sobre exposições ambientais estarem relacionados ao desenvolvimento da doença. Por este motivo, o diagnóstico precoce é o ponto a ser destacado, reforçou o especialista.
“Esse mês é um momento em que as pessoas vão relembrar a importância, principalmente em ter um acompanhamento frequente com um médico de confiança da criança, fazer os exames de rotina”, explica Afonso.
O Inca estima que para o triênio 2020/2022 sejam diagnosticados oito mil 460 novos casos de câncer infanto-juvenil.
O médico alerta ainda que os sintomas da doença podem ser confundidos muitas vezes com outras doenças bem comuns na infância.
fonte;sápicua