Eleições para prefeito de 3 municípios de MT serão no dia 1° de agosto; veja candidatos
DA REDAÇÃO:LEIAMT
As eleições suplementares para prefeito em Acorizal, Matupá e Torixoréu, serão realizadas no dia 1° de agosto deste ano, conforme definição divulgada pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MT). Os eleitores deverão ir às urnas seguindo todos os protocolos de prevenção ao contágio da Covid-19.
Os prefeitos eleitos para administrar essas cidades, no ano passado, tiveram os mandatos cassados pela Justiça Eleitoral. Por isso, serão feitas novas eleições.
Confira os candidatos:
Acorizal
- Benancy Lemes da Silva (DEM)
- Diego Ewerton Figueiredo Taques (PSD)
Matupá
- Bruno Santos Mena (DEM)
- Geraldo Gezoni Filho (PSB)
- Marinilde Bernardi Dall Acqua (MDB)
Torixoréu
- Jonnes Aurélio Franco Saggin (PL)
- Thiago Timo Oliveira (PSB)
Protocolos de segurança
De acordo com a Justiça Eleitoral, no dia das votações, haverá álcool em gel nas seções eleitorais para a higienização das mãos dos eleitores antes e depois da votação. Os mesários também terão materiais de proteção para uso individual.
Cartazes com orientações de como proceder na votação estarão fixados em todas as seções eleitorais.
Além disso, a Justiça Eleitoral recomenda que os eleitores mantenham a distância mínima de um metro dos demais e dos mesários e que permaneçam no local de votação somente o tempo necessário.
Também é recomendado que o eleitor leve a própria caneta para assinar o caderno de votação e não vá acompanhado de crianças no local de votação. Não será permitido comer, beber ou fazer qualquer atividade que exija a retirada da máscara.
O funcionamento das seções será das 7h às 17h e a identificação biométrica do eleitor não será utilizada.
Eleitores ou mesários que estiverem com febre ou que tenham testado positivo para a Covid-19 nos últimos 14 dias anteriores à data da eleição deverão ficar em casa. Os mesários precisam comunicar imediatamente à sua zona eleitoral para que seja providenciada sua substituição, sendo necessário, apresentar documento que comprove a impossibilidade.
Cassados
Em Acorizal, a 59 km de Cuiabá, o prefeito eleito Meraldo Sá foi cassado em dezembro do ano passado. Ele tinha sido condenado em 2018 por improbidade administrativa em uma ação do Ministério Público que o acusou de ter realizado despesas não autorizadas quando era vereador em Acorizal, entre 2001 e 2012.
Torixoréu vai ter nova eleição porque Inês Moraes Mesquita Coelho, candidata reeleita, foi impedida de assumir o cargoporque a justiça não permite mais de dois mandatos seguidos de um mesmo grupo familiar. O marido dela, Odoni Mesquista, era prefeito da cidade entre 2013 e 2016. Depois disso, ela foi eleita em 2016 e, posteriormente, em 2020.
No mês passado, o Tribunal Superior Eleitoral definiu pela cassação do mandato do prefeito de Matupá, a 696 km de Cuiabá, Fernando Zafonatto (DEM), e do vice dele, Bruno Mena. O vice-prefeito também foi retirado do cargo por pertencer à chapa eleita, mas continua apto a concorrer novas eleições. Zafonatto estaria inelegível para disputar a eleição, devido a uma condenação de improbidade administrativa por direcionamento de licitação.
fonte;g1mt