PROJETO CONS-CIÊNCIA|: Alunos do CMEI Anterina aprendem tratos culturais em visita a horta hidropônica

DA REDAÇÃO:LEIAMT

A direção do Centro Municipal de Educação Infantil, (CMEI) – Anterina Miranda de Moraes, localizada no Jardim Pindorama, colocou em prática no mês de Maio a  2ª Edição do Projeto Cons-Ciência na educação infantil, pessoas e animais; plantas e transformações, cujo objetivo é oportunizar às crianças desde a mais tenra idade, que tenham consciência do mundo que as cerca, por meio de conhecimentos teóricos, mas vivenciando na prática cada situação.

Como foi o caso da visita à Horta Hidropônica Yara localizada na Gleba Globo Recreio, onde as crianças puderam ter contato com uma cultura de alimento que é cultivada em meio líquido (água adubada), e perceber as diferenças do poder que a ciência e a tecnologia têm ao influenciar as situações do dia a dia de todos.

Conforme informações da diretora Keila Assanty, a visita a horta hidropônica possibilitou às crianças poderem ver (in loco) e entender todo o processo diferenciado de produção de alimentos, que vai desde a semeadura, o processo de crescimento das plantinhas; os cuidados e os tratos culturais, chegando até colheita.

A visita a horta é novidade para a maioria das crianças, que ficam encantadas com o processo de cultivo desse tipo de alimento e a importância das possibilidades de transformação das coisas que a ciência e o conhecimento podem proporcionar ao ser humano.

Ainda dentro do Projeto-Cons-Ciência, na próxima semana as crianças participarão de uma visita às instalações da Secitec, participando em parceria com o ‘Projeto MT-ciência’ da Secretaria de Educação do Governo do Estado (SEDUC/MT), que também trabalha essa questão da transformação das coisas pela ciência e cujos conhecimentos são levados aos alunos da rede de educação do Estado, e aqui nessa parceria, às crianças do Cmei- Anterina.

O Projeto Cons-Ciência  abrange de forma diferenciada todas as cerca de 200 crianças da unidade, que vão desde as da ‘Sala Multi’ de 1 a 3 anos, bem como as maiores de 3,5 a 5 anos (pré-escola), onde estas, sim saem da unidade para as visitas monitoradas que compõem os objetivos de estudo do projeto.

Ainda segundo a diretora o projeto é bem amplo e nos próximos dias, a escola deverá receber a visita de um profissional possivelmente (veterinário/biólogo) que fará uma apresentação com exemplares de répteis não peçonhentos (cobras sem veneno), com informações e orientações importantes de cuidados para o dia a dia de todos.

Ainda no mês de julho, a escola ainda vai abordar a questão da vida do homem do campo, seu estilo de vida e os tratos com os pequenos animais; bem como a preocupação com a preservação do meio ambiente entre outros. Segundo a diretora, o Projeto se finda com a Feira de Ciências onde as crianças apresentam à comunidade escolar suas experiências cientificas feitas em salas mediada pelas professoras.

Essa metodologia pedagógica diferenciada do Cmei-Anterina, procura de forma lúdica e atrativa, integrar e informar as crianças sobre as formas e maneiras distintas de vivência fora do seu lar, da sua comunidade e do seu mundo familiar.

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